Seminário em Registro debaterá oportunidades e desafios para o Vale do Ribeira

Nos dias 29, 30 e 31 de outubro, o Instituto Socioambiental (ISA) promoverá em Registro o seminário “Oportunidades e desafios para o Vale do Ribeira: PSA e Planos Municipais da Mata Atlântica”. O evento tem o objetivo de debater questões relacionadas ao bioma Mata Atlântica, abordando assuntos como compensação ambiental e oportunidades econômicas a partir da floresta em pé, sobretudo no contexto do Novo Código Florestal. Os temas Pagamento por Serviços Ambientais e Planos Municipais da Mata Atlântica serão os eixos para esta discussão.

A programação do primeiro dia tem o objetivo de abordar aspectos gerais sobre o bioma Mata Atlântica, enfocando as características regionais, as ações nas três esferas de governo e experiências bem sucedidas de geração de renda e produção sustentável. Este primeiro dia terá um caráter mais expositivo com a apresentação dos palestrantes e debate com o público, em três mesas diferentes: a primeira com apresentações de pesquisadores, seguida de representantes de órgãos públicos que falarão sobre as políticas públicas voltadas à Mata Atlântica. Para finalizar, iniciativas concretas em andamento na região, relacionadas ao turismo, à produção agroecológica, ao manejo da palmeira juçara e gestão de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), modalidade de unidade de conservação privada.

No dia 30, as discussões serão voltadas ao Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA), instrumento criado pela Lei Federal 11.428/2006, abordando a metodologia de elaboração, os resultados do processo no município de Eldorado e experiência de municípios que estão elaborando seus planos, como Piedade (SP), Ilhéus (BA) e Glória do Goitá (PE). No período da tarde, os participantes se dividirão em grupos, para aprofundamento de debate sobre o tema.

O dia 31 será dedicado ao tema Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), seus conceitos e possíveis aplicações na região do Vale do Ribeira, considerando o potencial de serviços ecossistêmicos fornecidos. Serão mostrados os resultados do Projeto Mina D’Água, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e que, no Vale do Ribeira, está sendo implantado no município de Eldorado, com apoio do Instituto Socioambiental (ISA). Após o debate, haverá trabalhos em grupo, para discussão do tema.

O evento é gratuito e as inscrições serão feitas no local. O público-alvo são gestores e agentes públicos, lideranças comunitárias, agricultores, quilombolas, indígenas, estudantes e demais interessados. O seminário tem apoio do Ministério do Meio Ambiente, Cooperação Alemã, GIZ, KfW, AFCof, FUNBIO e PDA.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Serviço:
Seminário “Oportunidades e desafios para o Vale do Ribeira: PSA e Planos Municipais da Mata Atlântica”
Quando: 29, 30 e 31 de outubro, das 9h às 18h
Local: Lito Hotel - Entrada pela Rua Tamekichi Takano, 146, 2º andar (em frente ao Posto Alvorada), Registro – SP
Maiores informações:
ISA - Escritório em São Paulo
Ivy Wiens: (11) 3515 8931 ou celular: (13) 8127 33 44
Marcos Gamberini: (11) 3515 8932 ou celular: (11) 97501 8401

ISA - Escritório em Eldorado
Camila Pontes: (13) 3871 1697 / (13) 3871 1545

E-mail: vribeira@socioambiental.org
Página eletrônica: www.ciliosdoribeira.org.br