Inscrições abertas para Congresso Internacional sobre Pagamento por Serviços Ambientais

O IV Congresso Internacional de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) acontecerá entre 26 e 29 de novembro de 2012, em São Paulo, e já é possível realizar inscrições pelo site oficial do evento. O público, estimado em 500 participantes, será constituído por representantes de instituições de pesquisa, ensino e extensão, organizações governamentais, não governamentais, setor empresarial e sociedade.

O conceito de PSA remete à utilização de incentivos, sobretudo econômicos, para conservação ou restauração dos ecossistemas naturais e, consequentemente, de seus “serviços”, tais como a regulação climática, a diversidade de espécies, a fertilidade do solo, a pureza da água e as belezas cênicas. Devido à importância estratégica das iniciativas e políticas públicas de PSA no Brasil, o Estado de São Paulo foi escolhido como palco para o IV Congresso Internacional temático.

O Congresso divulgará o conceito de PSA e apresentará estratégias possíveis para os contextos local e internacional. Além da oferta de informação qualificada, proporcionará encontros e trocas entre os diversos atores, o público interessado e especialistas em PSA. Estarão presentes referências nacionais e internacionais no tema, dentre os quais Oscar Sanchez (FONAFIFO - Costa Rica), Gloria Sanclemente (Ecoversa - Colombia), Miguel Sarmiento (UNSE - Argentina), Michael Jenkins (Forest Trends – EUA), Stefano Pagiola ( Banco Mundial – EUA), Gerrardo Barrantes (IPS - Costa Rica), André Ferretti (Fundação Boticário - Brasil), Ángeles Alberto-Villavicencio (El Colegio de Michoacán - México), Devanir Garcia dos Santos (ANA – Brasil) e Helena Carrascosa (SMA/SP – Brasil).

O tema central do debate será “Avaliação de impacto e monitoramento socioeconômico ambiental”. Outros temas como os aspectos legais, metodológicos, socioeconômicos e ambientais do PSA também terão espaço, pois a programação científica do IV Congresso Internacional inclui sessões temáticas, conferências, apresentações, mostra de pôsteres e visita técnica.

A memória do Congresso será disponibilizada em um documento que poderá contribuir para o planejamento de ações, o debate sobre políticas públicas ou para capacitações. Saiba mais sobre o histórico dos congressos anteriores na página oficial.

Serviço IV Congresso Internacional de PSA
Data: 26 a 29 de novembro de 2012
Local: Centro de Convenções do Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro, Av. Engenheiro Eusébio Stevaux, 823 – Santo Amaro, São Paulo-SP.
Contatos:
Inscrições: inscrevercongresso@aprendizagempsa.org.br
Informações: congresso@aprendizagempsa.org.br
Página na internet:
http://www.aprendizagempsa.org.br/congressointernacional/

Realização: Vitae Civilis, Redipasa, The Nature Conservancy, Forest Trends, Governo do Estado de São Paulo/ Secretaria de Meio Ambiente.
Apoio: Comunidade de Aprendizagem em PSA, Senac, Fundação Grupo Boticário, Fundo Vale, Centre Forestal Tecnològic de Catalunya.

Programa:
Tema central: “Avaliando os benefícios e impactos socioeconômicos e ambientais de iniciativas PSA”.
Eixos Temáticos - 1. Priorização, Monitoramento e Avaliação; 2. Instrumentos Econômicos e Mecanismos de Financiamento; 3. Arranjos Institucionais; 4. Aspectos Legais para o Desenho e Implementação de Esquemas de PSA; 5. Comunicação, Mobilização e Capacitação de atores em PSA. (Acesse o site para obter a programação).

Mais sobre PSA:
O preço in natura (Vitae Civilis)