ISA e comunidades quilombolas promovem seminário e feira sobre roças, sementes e mudas tradicionais

ISA e comunidades quilombolas promovem seminário e feira sobre roças, sementes e mudas tradicionais

O Instituto Socioambiental (ISA), em parceria com as Associações das Comunidades Quilombolas, realizará nos dias 30 de setembro o Seminário "Roças, a origem e o futuro dos alimentos” e no dia 1 de outubro a “4ª Feira de Troca de Sementes e Mudas Tradicionais das Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira”.

O seminário será uma oportunidade para discussão sobre o passado, presente e futuro das roças e da agricultura nas comunidades tradicionais, suas tendências e implicações locais e globais, analisados a partir de questões que envolvem a alimentação, a cultura, o uso sustentável dos territórios tradicionais e a conservação da biodiversidade.

Na feira haverá trocas de variedades agrícolas entre as comunidades quilombolas, garantindo assim a conservação da diversidade agrícola importante para a segurança alimentar de todos. Sendo o quarto ano desta iniciativa, é possível afirmar que as feiras anteriores permitiram que agricultores tradicionais recuperassem variedades de arroz, feijão, milho, mandioca, cará, abóbora, entre outras. Além de conhecer e trocar sementes e mudas, também será possível provar a culinária local e assistir apresentações culturais das comunidades da região.

Participarão da feira cerca de 20 comunidades quilombolas do Vale do Ribeira, localizadas nos municípios de Eldorado, Iporanga, Itaoca, Iguape, Cananéia, Registro e Barra do Turvo.

Serviço:

Seminário “Roças, a origem e o futuro dos alimentos”

30 de setembro, das 9h às 18h

Salão Paroquial – Praça da Igreja Nossa Senhora da Guia – Eldorado – SP

“4ª Feira de Troca de Sementes e Mudas Tradicionais das Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira”

1 de outubro, das 9h às 16h

Praça da Igreja Nossa Senhora da Guia – Eldorado – SP

ISA Programa Vale do Ribeira

Rua Paula Souza, 103- Eldorado-SP

Tel (13) 3871 1697

vribeira@socioambiental.org

Anexo Tamanho
cartaz_30_01_10.JPG 159.89 KB