Campanha Cílios do Ribeira promove II Expedição pelo Rio Ribeira de Iguape

Campanha Cílios do Ribeira promove II Expedição pelo Rio Ribeira de Iguape

O Instituto Socioambiental (ISA), dando continuidade às ações da Campanha Cílios do Ribeira, realiza de 16 a 21 de outubro a “II Expedição de Educação Ambiental e Levantamento de Campo no Rio Ribeira de Iguape”. O objetivo é mobilizar os atores locais em cinco municípios da região (Iporanga, Eldorado, Sete Barras, Registro e Iguape) sobre o Rio Ribeira e a importância das matas ciliares para sua preservação.

A primeira edição da expedição, realizada em 2007, percorreu o Ribeira desde suas nascentes, em Cerro Azul (PR), até Iporanga. Agora, a equipe percorrerá o trecho de Iporanga à Iguape, onde está a foz do rio. Durante a expedição serão coletadas informações e imagens sobre o uso e ocupação do solo das margens do rio, incluindo análises de fisionomia florestal, água e solo. Estes dados contribuirão para as discussões, no âmbito da Campanha, sobre ações para a conservação e restauração das matas ciliares do Vale do Ribeira.

A Expedição terá início no dia 16, no Quilombo de Porto Velho, em Iporanga. Ao longo do percurso haverá visita a plantio da Campanha Cílios do Ribeira, conversa com agricultores sobre restauração florestal, plantios, exibição de vídeo para crianças, contação de histórias sobre o rio e sua relação com a cultura da região, apresentações culturais, além de apresentação de iniciativas em andamento nos municípios, inclusive pelas escolas locais, que tenham como objetivo a restauração e conservação dos recursos hídricos. A expedição se encerra no dia 21, na Barra do Ribeira, com show do Grupo Batucajé, que canta as belezas do Vale do Ribeira em suas canções cheias de poesia.

Esta segunda edição traz uma novidade: todo o percurso poderá ser acompanhado por um Diário de Bordo publicado na página eletrônica www.ciliosdoribeira.org.br, onde serão relatadas as atividades de cada dia, além de serem postadas fotos e vídeos.

A Expedição conta com diversos parceiros para sua realização: Associação do Remanescente de Quilombo da Comunidade de Porto Velho, AMAVALES, APTA, Comitê da Bacia Hidrográfica Ribeira de Iguape/Litoral Sul, Comunidades locais, DAEE, Diretorias de Ensino, Escola Estadual Jayme Almeida Paiva, Instituto Ambiental Vidágua, MOAB, Prefeituras de Iporanga, Eldorado, Sete Barras, Registro e Iguape, e UNESP.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. Veja na programação em anexo qual o roteiro a ser feito durante a Expedição.

Maiores informações:
Instituto Socioambiental
Programa Vale do Ribeira
Rua Paula Souza, 103, Eldorado. Fone: (13) 3871.1697
Coordenador: Nilto Tatto – (11) 3515.8937 - ntatto@socioambiental.org
Técnica responsável pela expedição – Ivy Wiens – (13) 8127.3344 – ivy@socioambiental.org

Anexo Tamanho
ROTEIRO_expedição.pdf 107.02 KB