Formação de agentes de educação ambiental na agricultura familiar atenderá o Vale do Ribeira

Abrangendo 14 municípios, a iniciativa envolverá 150 jovens e apoiará projetos e campanhas das comunidades atendidas

Localizado entre São Paulo e Curitiba, o Vale do Ribeira abriga o maior remanescente contínuo de Mata Atlântica, formando um grande mosaico de Unidades de Conservação, onde habitam centenas de comunidades tradicionais, como quilombolas, indígenas e caiçaras, além de muitos agricultores familiares.

Essa riqueza socioambiental contrasta com a economia e a renda, na perspectiva de indicadores como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que aponta a região como a mais pobre dos estados de São Paulo e Paraná.

A juventude vem, gradativamente, deixando o Vale do Ribeira para as regiões de Curitiba, São Paulo e Sorocaba, então, envolve-la na discussão e construção de novas oportunidades é fundamental para que se estabeleça um novo paradigma de desenvolvimento para a região.

Pensando nisso, o ISA estabeleceu parcerias com associações comunitárias, organizações não governamentais, Prefeituras, órgãos públicos estaduais e federais, para elaboração do projeto “Formação de agentes socioambientais de educação ambiental na agricultura familiar e implementação de projetos comunitários de educação ambiental”.

O projeto atenderá prioritariamente jovens e mulheres de comunidades tradicionais, quilombolas, caiçaras, indígenas, agricultores familiares, ribeirinhos e assentados, num total de 150 pessoas.
Tem o objetivo de contribuir para a formação educacional e política de agentes locais que promovam o desenvolvimento socioambiental do Vale do Ribeira. Serão feitas capacitações em cinco módulos, com os temas educação ambiental, políticas públicas e gestão territorial, legislação e adequação ambiental das propriedades, biodiversidade e manejo agroecológico, e elaboração de projetos e campanhas.

O projeto será realizado em catorze municípios, divididos em cinco turmas:
- Turma 01 e 02: Cananéia, Iguape e Ilha Comprida.
- Turma 03: Registro, Pariquera-Açú, Jacupiranga e Cajati.
- Turma 04: Barra do Turvo, Eldorado e Sete Barras.
- Turma 05: Iporanga, Apiaí, Itaóca e Barra do Chapéu.

Após o período de capacitação, os agentes elaborarão projetos e campanhas baseados nas demandas locais, para o desenvolvimento rural sustentável, e cinco deles terão apoio financeiro para sua implementação.

Espera-se com esta iniciativa o fortalecimento das comunidades atendidas, a formação de agentes locais motivados e críticos, a ampliação da participação da juventude nos espaços de construção de políticas públicas e a realização de projetos e campanhas que contribuam para o desenvolvimento e a valorização das comunidades rurais do Vale do Ribeira.

O ISA no Vale do Ribeira

Atuando no Vale do Ribeira há 15 anos, o ISA busca construir, em conjunto com as comunidades locais, conhecimento e oportunidades que viabilizem a preservação da cultura e o modo de vida tradicional, de forma compatível com a conservação do patrimônio natural, gerando oportunidades de renda e fortalecimento comunitário e da identidade regional.

Exemplos dessa construção coletiva foram compartilhados em publicações como: “Agenda Socioambiental Quilombola” (2008), documento que traz a Agenda 21 de catorze comunidades quilombolas; “Planejamento territorial participativo: relato de experiências em comunidades quilombolas do Vale do Ribeira/SP” (2012), que mostra a metodologia e os resultados da parceria com as Associações dos Quilombos de São Pedro (Eldorado) e Morro Seco (Iguape) para a elaboração do plano de uso e ocupação desses territórios; e “Inventário cultural de quilombos do Vale do Ribeira” (2013), pesquisa feita em conjunto com agentes culturais de 18 comunidades quilombolas e que identificou mais de 180 bens do patrimônio material e imaterial desses quilombos.

Com ações regionais, como a campanha Cílios do Ribeira, as parcerias da instituição foram ampliadas, envolvendo outros segmentos da sociedade. A valorização do ativo ambiental e da diversidade das populações do Vale do Ribeira são princípios que norteiam essa atuação mais abrangente.

As inscrições já estão abertas! Acesse a ficha aqui.

Acompanhe o projeto pelo Blog do programa Vale do Ribeira e na página da campanha Cílios do Ribeira.