Programa Germinar - Turma Vale do Ribeira

Programa Germinar - Turma Vale do Ribeira
Início:13/04/2011 - 16:00
Fim:26/11/2011 - 13:00

De abril a novembro de 2011 o Vale do Ribeira sediará edição do programa Germinar, uma iniciativa do Instituto Ecosocial, para o desenvolvimento de lideranças facilitadoras. Esta edição, que conta com o apoio do Núcleo Oikos, será realizada em Eldorado, na Pousada do Quilombo de Ivaporunduva.

O objetivo do programa é formar agentes para o desenvolvimento integrado, orgânico e sustentável das pessoas, organizações e ambiente social. Podem participar líderes comunitários e de organizações sociais, empreendedores sociais, profissionais e indivíduos interessados em atuar sob uma perspectiva socioambiental. O programa é dividido em cinco módulos de 30 horas cada, e os participantes recebem material de apoio e certificado ao final dos módulos. O Germinar é composto por atividades práticas e discussões, desenvolvendo o seguinte conteúdo:

Módulo 1: “Entendendo a facilitação de processos”. Visa a compreensão do papel de facilitador de processos e da dinâmica de desenvolvimento de indivíduos, grupos e organizações.

Módulo 2: “Conhecendo a Organização e Facilitando Processos". Aprofunda os conceitos e as habilidades necessárias para a facilitação de processos de mudança organizacional, tais como realização de diagnósticos e tomada de decisão, entre outros.

Módulo 3: “Mediando conflitos”. Trabalha o fenômeno do conflito e desenvolve, a partir da prática, elementos que auxiliem na sua vivência e superação.

Módulo 4: “Fazendo Acontecer”. Aplica os conceitos apreendidos através da elaboração de planos de ação para clientes externos, baseado em situações reais.

Módulo 5: “Biografia do Ser Humano”. São construídos planos de desenvolvimento individual, utilizando a análise da biografia como ferramenta de auto-conhecimento e propiciando uma melhor visão dos participantes sobre sua missão, visão de futuro, desafios e saudável atuação no mundo concreto.

O primeiro módulo será realizado de 13 a 16 de abril.

Inscrições e informações:
Mônica Barroso (monica@nucleooikos.org.br) - 11 8531-6042
Bárbara Fonseca (barbara@maturi.org.br) - 19 3201-4240 / 9262-4610
Saiba mais sobre o Programa Germinar acessando www.ecosocial.com.br.